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DELEGACIA ONLINE: Ferramenta da Polícia Civil facilita registro de ocorrências e traz rapidez no atendimento

publicado: 18/02/2025 12h49, última modificação: 18/02/2025 12h49

 

A Polícia Civil da Paraíba dispõe de diversos instrumentos que visam a facilitar a vida da população que procura os serviços da instituição. Uma dessas ferramentas é a Delegacia Online, que pode ser utilizada por aqueles que precisam registrar uma ocorrência de perda de documento, furtos simples ou até mesmo denunciar um caso de violência doméstica e solicitar uma medida protetiva de urgência. A Delegacia Online contribui com a celeridade no atendimento à população que não precisa se deslocar até uma delegacia para ter acesso aos serviços prestados pela instituição.

 

Criada em 2008 a Delegacia Online ganhou mais importância durante o período de pandemia, quando a ferramenta foi essencial para suprir as necessidades da população que precisava registrar ocorrências, diminuindo o fluxo de pessoas nas delegacias de todo o Estado. Contudo, a inovação trouxe mais rapidez no atendimento, conforto à população e acabou sendo fortalecida pela Polícia Civil como um instrumento oficial de registro de ocorrências. Atualmente, a Delegacia Online registra cerca de sete mil ocorrências por mês.

 

O que pode registrar?

Por meio da Delegacia Online, é possível registrar as seguintes ocorrências:

>> Furto de documento, celular, aparelho eletrônico e placa de veículo;

>> Perda de documento, celular, aparelho eletrônico e placa de veículo;

>> Acidente de trânsito sem vítima;

>> Desaparecimento e encontro de pessoas;

>> Furto de fios e cabos em via pública;

>> Violência doméstica contra a mulher;

>> Desaparecimento de animais;

>> Fraude eletrônica.

 

O que não pode registrar?

Para alguns tipos de ocorrência, é necessário que o declarante se dirija até uma delegacia física, como:

>> Eventos violentos e letais, como roubos e homicídios;

>> Estupro, sequestro e cárcere privado;

>> Roubos e furtos de veículos e cargas;

>> Tráfico de drogas;

>> Cumprimento de ordem judicial;

>> Prisões e apreensões em flagrante;

>> Violência física;

>> Casos que demandem imediata intervenção policial.


GovBR

Para realizar o registro de ocorrências na Delegacia Online da Polícia Civil é necessário que o usuário faça um login por meio da plataforma GovBR. Esta forma de acesso traz mais segurança quanto à proteção dos dados do declarante, além de facilitar o preenchimento de dados do usuário na plataforma.

 

Disque-Denúncia 197

É importante ressaltar que as denúncias de crimes e repasse de informações que possam contribuir com investigações da Polícia Civil devem ser feitas por meio do Disque-Denúncia 197, que garante total sigilo e confidencialidade ao indivíduo que realizar alguma denúncia.




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