Notícias

EM BRASÍLIA: Polícia Civil da Paraíba participa de Encontro Nacional de Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência contra a Mulher

publicado: 22/03/2023 09h08, última modificação: 22/03/2023 09h08
Polícia Civil da Paraíba participa de Encontro Nacional de Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência contra a Mulher.jpeg

A delegada titular da Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Coordeam) da Paraíba, Anny Maciel, participou na tarde desta terça-feira, 21 de março, do Encontro Nacional de Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O evento é realizado pelo Ministério da Justiça e vai até esta quarta-feira, 22, em Brasília.

Anny ministrou uma palestra sob o tema "Diretrizes para Investigação de Assassinatos de Mulheres e a Integração dos Órgãos de Segurança: a Experiência da Paraíba". Ela deu detalhes de como funciona o plano de ação para a aplicabilidade do protocolo de feminicídio no estado e disse que essa luta deve ultrapassar o perímetro das forças de segurança.

“Nós, da segurança pública, passamos muito tempo achando que a matéria ‘segurança’ só dizia respeito a nós mesmos. Eu mesma já pensei assim tempos atrás, mas é um ledo engano. Nós não fazemos nada sozinhas, nós não somos uma ilha”, enfatizou Anny.

Ela mencionou outros órgãos e setores, além das forças policiais, que também têm contribuído para diminuir os casos de violência contra a mulher na Paraíba, numa grande integração com outras secretarias, com o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, universidades e movimentos sociais.

 

Investigação

 

Ainda na palestra, Anny Maciel destacou a necessidade de uma boa investigação criminal no processo de acompanhamento dos casos de feminicídio no Brasil.

“Nosso objetivo final é descobrir a autoria e a materialidade do delito, essa é a atribuição específica da Polícia Civil. Nós só podemos dizer se aquele crime foi um feminicídio a partir do momento em que a gente consegue elucidar o crime. E para isso, é preciso deixar claro quem é o autor, a materialidade e as circunstâncias do fato, dentre elas a motivação”, explicou a delegada.