Notícias

Polícia Civil entrega ao GATE, com autorização da Justiça, bloqueador de sinais apreendido em poder de Organização Criminosa

publicado: 25/02/2023 18h01, última modificação: 25/02/2023 18h01
25022023 - Polícia Civil entrega ao GATE, com autorização da Justiça, bloqueador.jpg

Um aparelho bloqueador de sinais apreendido em poder de Organização Criminosa especializada em roubo de carga foi entregue nesta sexta-feira, 24, com autorização da Justiça, a policiais do Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE/PMPB). A entrega foi feita pela Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), que fez a apreensão do aparelho denominado “Jummer” de amplo alcance de 16 canais. 

Segundo o delegado Carlos Othon, titular da DRFVC, o referido equipamento será utilizado pelo GATE para treinamento no desarme de artefatos explosivos que podem ser acionados remotamente, notadamente por grupos criminosos conhecidos como Novo Cangaço.

A 1ª Vara da Comarca de Santa Rita decretou o perdimento de vários bens apreendidos, dentre eles o Jummer, atendendo à cautelar ajuizada pela DRFVC.

“Cautelares de Perdimento de Bens Apreendidos, com esteio no art. 133-A, do Código de Processo Penal, têm sido um caminho adotado pela DRFVC como forma de desaparelhar as ORCRIMs, ao tempo em que fortalece e equipa a Polícia Civil e instituições parceiras”, destaca o delegado Carlos Othon.

Nos últimos 12 meses, computadores, impressoras, equipamentos eletrônicos, munições e uma submetralhadora foram incorporados ao patrimônio da Polícia Civil em ações desse tipo.