Notícias

Polícia Civil recupera aparelho celular e alerta sobre golpe do "falso PIX"

publicado: 18/04/2022 10h27, última modificação: 18/04/2022 12h27
24022021 - Polícia Civil orienta população sobre golpes envolvendo o PIX-05.jpg

A Polícia Civil da Paraíba, após investigações realizadas por policiais da 4ª DD no bairro Geisel em João Pessoa-PB, conseguiu recuperar um aparelho celular avaliado em R$ 3.600,00 o qual foi levado por um estelionatário que utilizou um falso comprovante de pix para enganar a vítima. 

 

De acordo com informações da delegada Iumara Gomes, no dia 28 de fevereiro deste ano, a vítima procurou a 4ª DD para pedir ajuda a fim de recuperar seu telefone móvel que havia sido anunciado num site de compras e vendas online. A partir daí foi iniciado um minuncioso trabalho de investigação até chegar à solução do caso.

 

Segundo o noticiante do crime, depois que encontrou o comprador no local combinado para concluir a negociação, esse comprador mandou via whatsapp um comprovante de transferência feito por PIX conforme o valor acertado e, horas depois, a vítima constatou que era um documento falsificado virtualmente. “A vítima ainda tentou falar com o comprador que o enganou, mas este o bloqueou no aplicativo de mensagens e não atendeu as chamadas feitas”, informou a delegada Iumara Gomes.

 

Ainda segundo Iuamara Gomes, após ter sido iniciada a investigação, a Polícia verificou os dados e conseguiu rastrear o telefone até chegar ao atual usuário. "Por sinal, este usuário também é outra vítima, pois comprou o telefone móvel numa loja que vende aparelhos novos e usados - local onde o estelionatário deixou o aparelho celular depois de aplicar o golpe", explicou.

 

A Delegada informou que a investigação está na fase de identificação da autoria do crime de estelionato. “Vamos interrogar o proprietário deste estabelecimento comercial para saber como o aparelho chegou até a loja", reforça.

 

Iumara salienta que as pessoas devem ser cautelosas ao realizarem negociações por meio de sites de mercado de compra e venda online. “Todo cuidado é pouco. Se realizar negócio utilizando PIX, a pessoa (vendedor) só deve concluir a venda depois de conferir que o dinheiro está na conta bancária, pois há o risco do comprovante apresentado ser falso”, alertou a delegada.

 

A população pode colaborar com a Polícia Civil fazendo qualquer tipo de denúncia através do número 197 (Disque-Denúncia). A ligação é gratuita e anônima, garantindo sigilo absoluto.



Assessoria de Comunicação. Polícia Civil da Paraíba