Notícias

Polícias Civis sugerem institucionalização da Operação Vetus como política de Estado

publicado: 07/12/2022 16h40, última modificação: 07/12/2022 16h40
51bf1aa8-bc3b-4ed8-b9ed-0f8de4e05d47.jfif

Representantes das Polícias Civis de todo o Brasil sugeriram ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) que a Operação Vetus – focada no combate à violência contra o Idoso – seja institucionalizada como política de Estado, com edições todos os anos, em todo o território nacional.

A sugestão foi apresentada durante o debriefing da Operação, em um evento realizado na sede do Ministério, em Brasília, no dia 1º de dezembro, da qual participaram representantes também da Coordenação de Planejamento Operacional, da Diretoria de Operações do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

A Operação Vetus está na terceira edição e já é considerada um planejamento muito eficaz no combate à violência contra os idosos. O diretor de Ensino da Academia de Ensino da Polícia Civil da Paraíba (Acadepol/PB) e coordenador estadual da Operação Vetus nas três edições, delegado Pedro Ivo, representou a PCPB no evento e ratificou a importância da proposta apresentada ao MJSP.

“São três anos consecutivos da Operação Vetus, com resultados cada vez mais positivos. É necessário que consigamos concretizar esse trabalho como pauta nacional e consistente, pois a cada versão da operação percebe-se o amento de denúncias e, consequentemente, de investigações e prisões relacionadas a esse tipo de crime. É um trabalho que não pode parar”, disse Pedro Ivo.

Paraíba

Este ano, a Operação Vetus III foi deflagrada no período de 28 de agosto a 23 de setembro. Somente na Paraíba foram 601 denúncias apuradas, 480 vítimas atendidas, 81 procedimentos instaurados, 38 medidas protetivas de urgências representadas, 15 pessoas presas e 03 vítimas resgatadas.